ISO
é a sigla da Organização Internacional de Normalização
(International Organization for Standardization), com sede em
Genebra, Suíça e que cuida da normalização (ou normatização) em
nível mundial.
A
ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e
especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas.
A
ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que
tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas
empresas.
Tipos de ISO:
- ISO 9000: "Sistemas de gestão da qualidade.
- Princípios essenciais e vocabulário". A norma ISO 9000 descreve os princípios de um sistema de gestão da qualidade e define a terminologia.
- ISO 9001: "Sistemas de gestão da qualidade - Exigências". A norma ISO 9001 descreve as exigências relativas a um sistema de gestão da qualidade para uma utilização seja interna, ou com fins contratuais ou de certificação. Trata-se assim de um conjunto de obrigações que a empresa deve seguir.
- ISO 9004: "Sistemas de gestão da qualidade - Linhas diretivas para a melhoria dos desempenhos". Esta norma, prevista para um uso interno e não com fins contratuais, versa principalmente sobre a melhoria contínua dos desempenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário